Filmes Premiados
Festejamos o vídeo-dança, o documentário e animação, com a entrega de prémios da 16ª Edição do Festival InShadow. Das cerca de 400 candidaturas nas diferentes áreas, foram seleccionados 100 filmes para as competições internacionais. Os júris do InShadow – Oficial, Documentário, Escolas, Público e Animação tiveram a responsabilidade de premiar 10 filmes nas várias categorias, tendo igualmente atribuido uma menção honrosa.
Olhares | Alexia Fernandes (PT)
Perante a pressão social para se conformar, a protagonista luta para se encaixar em papéis pré-definidos. Através de uma viagem de auto-descoberta, desafia as limitações da conformidade e explora as complexas dinâmicas da identidade e das normas sociais.
In the Same Boat | Mervi Junkkonen, Mia Malviniemi (FI)
Um filme sobre os limites do corpo e da mente infinita. Com a ajuda de uma bailarina, uma das memórias de infância de Rauno ganha vida através da dança e do movimento. É uma viagem de desventuras e o novo recorde nacional de maldições do seu pai.
The Battle for Swan Lake | Joan Carol Gratz (EUA)
Gatos, um cão, e um peixe dançam o clássico ballet, O Lago dos Cisnes.
Together | Ísak Hinriksson (IS)
Um homem entra numa loja e conhece uma rapariga.
APXH (beginning) | Maja Zimmerlin (CH)
No princípio não havia nada: um nada em que nada existia. A mais pequena partícula, uma célula, um grão de areia. Fundindo-se, cristalizando-se, formando formas. Quando a luz e a escuridão se misturam, quem pode compreender o ser e o tornar-se? Um primeiro sopro, que se repete infinitamente, dá o seu peso às ondas, e contra o vento. A continuidade da duplicação e da divisão, formando a vida na ternura e na confiança intemporal.
The War of the Birds and the Beasts |
Yuldus Bakhtiozina (RU)
Baseado no conto de fadas de Vodskaya. Conta a história do surgimento da inimizade entre animais e pássaros. O morcego astuto também participou neste confronto e apoiou diferentes lados consoante o benefício próprio. Contudo, os pássaros descobriram o seu método e expulsaram-no. Agora, o morcego astuto só pode voar de noite quando a lua brilha, escondendo a sua cobardia dos pássaros.
Olhares | Alexia Fernandes (PT)
Perante a pressão social para se conformar, a protagonista luta para se encaixar em papéis pré-definidos. Através de uma viagem de auto-descoberta, desafia as limitações da conformidade e explora as complexas dinâmicas da identidade e das normas sociais.
Pendulum | Anna Boekelder (BE)
Duas pessoas exploram como podem estar uma para a outra, amparando-se quando caem, mas as suas formas de dar e receber amor não são compatíveis.
Coreomania: Hora de Ponta | Rodrigo Esteves (PT)
É hora de ponta. Acompanhamos o que pode acontecer na pressa de ir apanhar o comboio.
Burn From the Inside | Mthuthuzeli November (UK)
Este filme explora as origens da música e o poder de nos mover, mergulhar nos ritmos inatos do nosso corpo e da nossa fala. Inspirado em memórias pessoais, o realizador capta o estado de transe evocado pelo som, esbatendo as fronteiras do tempo e do espaço e explorando a ligação entre a Terra, o plano ancestral e as nossas reacções emocionais.
epilogue (extinction) | Yi Hng Tan, Leonard Yee (SG)
Num futuro distante, a Humanidade reduz-se a vestígios, com os últimos sobreviventes em decadência. Duas histórias – um homem esquecido pelo tempo, que se isolou para sobreviver numa tentativa desesperada de sobrevivência; e o outro, o último forasteiro, incapaz de permanecer parado, transportando as memórias de todos os seus antecessores, ambos destinados a encontrarem-se num final com toda a espécie humana.