top of page

InShadow no Espaço Santa Catarina

Inaugurámos ontem um conjunto de Exposições Fotográficas, duas Instalações Artísticas e uma colecção de vídeo-dança exibida em loop no Espaço Santa Catarina. O momento de inauguração foi marcado pelo regresso de Kieli Bi, um filme de Dana Mussa, ao InShadow. Após a sua presença no Festival em 2020, o filme da artista cazaquistanesa tornou a ser exibido e viu a sua essência materializar-se fora do ecrã.


Kieli Bi, nome de uma dança sagrada na língua Cazaque, é um filme que exalta o corpo e espírito da Mulher. Através da dança, retrata a jornada espiritual de Dana Mussa, aquando do seu retorno ao Cazaquistão após uma ausência de 8 anos de trabalho como bailarina, em Paris. O espectador é, assim, conduzido por uma viagem no tempo e no espaço, até à época em que as mulheres eram livres; quando eram os Caçadores, Cavaleiros, Amazonas, Xamãs, Sacerdotisas, Rainhas e Deusas.


Depois da sua exibição, Dana Mussa dinamizou uma belíssima performance, com a qual procurou dotar o movimento no ecrã de uma nova vida, estendendo, de forma vibrante e envolvente, a narrativa cinematográfica desenvolvida pela artista.


Após este momento, o nosso Co-Director Artístico, Pedro Sena Nunes, conduziu todos os presentes por uma viagem pelas exposições fotográficas e instalações patentes no Espaço Sana Catarina, dando aos seus criadores a oportunidade de explicar os conceitos por detrás dos seus trabalhos.



 

Conheça cada uma das exposições e instalações patentes:


METAMORFOSE DE UMA IDENTIDADE Laura Bosne | PT

Entre na mente de Laura Bosne e acompanhe-a neste seu processo de despersonalização com vista a uma metamorfose do ser. A uma (re)desoberta do eu. Metamorfose de Uma identidade evoca uma reflexão sobre o autoconhecimento possibilitado pela solidão.



AUTORRETRATO - Eduardo Melo | PT

Autorretrato é uma exposição fotográfica que explora o conflito de Eduardo Melo com a construção identitária de si mesmo. Resultado de uma introspecção profunda, nasce um projecto em que a tónica é colocada no descobrimento e aceitação do self.



640/20 - Eliana Costa | PT

Nascido de um processo de auto-compreensão e confronto com a verdade, 640/20 é o relato visual das emoções e marcas deixadas por uma infância dominada pela dor e pelo silêncio. Esta exposição é uma reflexão sobre a invisibilidade da violência e a importância de quebrar ciclos de sofrimento.



MOVIMENTO EM CONCRETO - Paulo Sales Vieira | PT

O artista convida-nos a reflectir sobre a relação existente entre o corpo e o espaço urbano. Captando vários momentos de interacção entre um indivíduo e uma parede de cimento, Movimento em Concreto explora os binómios movimento-rigidez, resistência-vulnerabilidade, corpo-espaço, cor-textura.



INSTALAÇÃO VÍDEO -  Ana David | PT

Esta instalação conta com a apresentação de dois videogramas em monitor, numa sequência em loop:

Fronteiras 6’

Vídeo-Dança concretizado como um projecto experimental e híbrido. A narrativa decorre no pesadelo de uma bailarna, que se vê perseguida por D. Quixote e os seus cavalos de ferro. O enredo é construído com base em imagens de filmes significativos da história do Cinema, como Run, de Akira Kurosawa, O Feiticeiro de Oz de Victor Flaming, e Os Sapatos Vermelhos, de Michael Powel, e planos intercalares de “Sinal de Vídeo”.

 

Primórdios 6’

Este projecto resulta de um workshop realizado nos Encontros Acarte, dedicado ao Vídeo-Dança. O projecto parte de uma dupla performer/camara para desenvolver um trabalho de criação espontânea, recorrendo ao improviso para estabelecer uma relação entre a câmara e o corpo, a realizadora e o Performer.



INSTALAÇÃO INTERATIVA - Ana David | PT

Peça 1: Giróscopio

O Giróscopio permite uma projeção instável de vidros de projeção, criando um discurso visual em constante reconfiguração.


Peça 2: Myriorama

Uma imagem panorâmica derivada de um jogo infantil de construção de paisagens, alterando geografias e recriando paisagens.


Peça 3: A espera

Esta instalação combina uma Lanterna de Projeção com uma imagem digitalizada de William Blake, explorando a incerteza de uma personagem que se perde ou hesita em entrar em cena.


 

Para além das exposições e instalações, os visitantes do Espaço Santa Catarina podem ainda explorar uma colecção de vídeo-dança exibida em loop, que conta com os filmes:


  •  Story of Freedom, de Leonor Correia Domingues (PT) 10’

  • SOLE, de Irina Khokhlova (EUA) 6’

  • Jacket, de Ahmad Chaaban (Rep. Árabe Síria) 7’

  • Nebulosa, de Carlos de Oliveira Alves (PL) 4’

  • YUGO MANCHESTER, de Daniel Rodrigues Correia (ES) 13’

  • Deep Dive, de Helena Franzén, Håkan Jelk, Jelk / Franzén (SE) 8’

  • self-template, de Lara Maia (PT) 3’

  • De Profvndis, de Nina McNeely (EUA) 4’

  • Maestro, de Manas Sirakanyan (FR) 3’

  • Seven Theses, de Thomas Freundlich (FI) 12’

  • Österlen, de Tori Lawrence (EUA) 9’

  • Rural girl crosses the river, de TIANWEN LAN, LU YU, Zhenwei ZHONG (CN) 6’

  • Aquafoot, de Kitsou Dubois (FR) 7’

  • Spellbound, de Nicola Hepp (NL) 11’

  • All of Us, de Charlotte Griffin (EUA) 7’




Até 9 de Dezembro, visite o Espaço Santa Catarina e deixe-se deslumbrar pela constelação de propostas artísticas que temos para oferecer!

bottom of page