Inaugurámos ontem um conjunto de Exposições Fotográficas, duas Instalações Artísticas e uma colecção de vídeo-dança exibida em loop no Espaço Santa Catarina. O momento de inauguração foi marcado pelo regresso de Kieli Bi, um filme de Dana Mussa, ao InShadow. Após a sua presença no Festival em 2020, o filme da artista cazaquistanesa tornou a ser exibido e viu a sua essência materializar-se fora do ecrã.
Kieli Bi, nome de uma dança sagrada na língua Cazaque, é um filme que exalta o corpo e espírito da Mulher. Através da dança, retrata a jornada espiritual de Dana Mussa, aquando do seu retorno ao Cazaquistão após uma ausência de 8 anos de trabalho como bailarina, em Paris. O espectador é, assim, conduzido por uma viagem no tempo e no espaço, até à época em que as mulheres eram livres; quando eram os Caçadores, Cavaleiros, Amazonas, Xamãs, Sacerdotisas, Rainhas e Deusas.
Depois da sua exibição, Dana Mussa dinamizou uma belíssima performance, com a qual procurou dotar o movimento no ecrã de uma nova vida, estendendo, de forma vibrante e envolvente, a narrativa cinematográfica desenvolvida pela artista.
Após este momento, o nosso Co-Director Artístico, Pedro Sena Nunes, conduziu todos os presentes por uma viagem pelas exposições fotográficas e instalações patentes no Espaço Sana Catarina, dando aos seus criadores a oportunidade de explicar os conceitos por detrás dos seus trabalhos.
Conheça cada uma das exposições e instalações patentes:
METAMORFOSE DE UMA IDENTIDADE - Laura Bosne | PT
Entre na mente de Laura Bosne e acompanhe-a neste seu processo de despersonalização com vista a uma metamorfose do ser. A uma (re)desoberta do eu. Metamorfose de Uma identidade evoca uma reflexão sobre o autoconhecimento possibilitado pela solidão.
AUTORRETRATO - Eduardo Melo | PT
Autorretrato é uma exposição fotográfica que explora o conflito de Eduardo Melo com a construção identitária de si mesmo. Resultado de uma introspecção profunda, nasce um projecto em que a tónica é colocada no descobrimento e aceitação do self.
640/20 - Eliana Costa | PT
Nascido de um processo de auto-compreensão e confronto com a verdade, 640/20 é o relato visual das emoções e marcas deixadas por uma infância dominada pela dor e pelo silêncio. Esta exposição é uma reflexão sobre a invisibilidade da violência e a importância de quebrar ciclos de sofrimento.
MOVIMENTO EM CONCRETO - Paulo Sales Vieira | PT
O artista convida-nos a reflectir sobre a relação existente entre o corpo e o espaço urbano. Captando vários momentos de interacção entre um indivíduo e uma parede de cimento, Movimento em Concreto explora os binómios movimento-rigidez, resistência-vulnerabilidade, corpo-espaço, cor-textura.
INSTALAÇÃO VÍDEO - Ana David | PT
Esta instalação conta com a apresentação de dois videogramas em monitor, numa sequência em loop:
Fronteiras 6’
Vídeo-Dança concretizado como um projecto experimental e híbrido. A narrativa decorre no pesadelo de uma bailarna, que se vê perseguida por D. Quixote e os seus cavalos de ferro. O enredo é construído com base em imagens de filmes significativos da história do Cinema, como Run, de Akira Kurosawa, O Feiticeiro de Oz de Victor Flaming, e Os Sapatos Vermelhos, de Michael Powel, e planos intercalares de “Sinal de Vídeo”.
Primórdios 6’
Este projecto resulta de um workshop realizado nos Encontros Acarte, dedicado ao Vídeo-Dança. O projecto parte de uma dupla performer/camara para desenvolver um trabalho de criação espontânea, recorrendo ao improviso para estabelecer uma relação entre a câmara e o corpo, a realizadora e o Performer.
INSTALAÇÃO INTERATIVA - Ana David | PT
Peça 1: Giróscopio
O Giróscopio permite uma projeção instável de vidros de projeção, criando um discurso visual em constante reconfiguração.
Peça 2: Myriorama
Uma imagem panorâmica derivada de um jogo infantil de construção de paisagens, alterando geografias e recriando paisagens.
Peça 3: A espera
Esta instalação combina uma Lanterna de Projeção com uma imagem digitalizada de William Blake, explorando a incerteza de uma personagem que se perde ou hesita em entrar em cena.
Para além das exposições e instalações, os visitantes do Espaço Santa Catarina podem ainda explorar uma colecção de vídeo-dança exibida em loop, que conta com os filmes:
Story of Freedom, de Leonor Correia Domingues (PT) 10’
SOLE, de Irina Khokhlova (EUA) 6’
Jacket, de Ahmad Chaaban (Rep. Árabe Síria) 7’
Nebulosa, de Carlos de Oliveira Alves (PL) 4’
YUGO MANCHESTER, de Daniel Rodrigues Correia (ES) 13’
Deep Dive, de Helena Franzén, Håkan Jelk, Jelk / Franzén (SE) 8’
self-template, de Lara Maia (PT) 3’
De Profvndis, de Nina McNeely (EUA) 4’
Maestro, de Manas Sirakanyan (FR) 3’
Seven Theses, de Thomas Freundlich (FI) 12’
Österlen, de Tori Lawrence (EUA) 9’
Rural girl crosses the river, de TIANWEN LAN, LU YU, Zhenwei ZHONG (CN) 6’
Aquafoot, de Kitsou Dubois (FR) 7’
Spellbound, de Nicola Hepp (NL) 11’
All of Us, de Charlotte Griffin (EUA) 7’
Até 9 de Dezembro, visite o Espaço Santa Catarina e deixe-se deslumbrar pela constelação de propostas artísticas que temos para oferecer!