INSTALAÇÃO VÍDEO Ana David
22 Novembro a 9 Dezembro
Espaço Santa Catarina
2ª feira a 6ª feira | 14h às 20h
Apresentação de dois videogramas em monitor numa sequência em loop
Fronteiras 6’
Este vídeo Dança, concretizou-se como um projecto experimental e híbrido, considerando que a sua criação deixou de ser o guião base, e passou para a recriação na mesa de edição.
A narrativa decorre de um pesadelo de uma bailarina Elisa, perseguida por um D. Quixote e os seus cavalos de ferro, com a ajuda pouco eficaz de Sancho Pança. Na estação de comboio Dulcineia/Elisa procura escapar ao elegante lunático D. Quixote que corre atras de si, esbarrando com os comboios parados na estação em que as porta não se abrem, Elisa fica na fronteira, quando descobre o bigode falso de D. Quixote. Como num pesadelo, ela foge constantemente e quase sendo apanhada, volta a fugir, perdendo-se nas ruas do Porto. No seu quarto, decorre uma gravação da qual faz parte.
Esta narrativa é construída com base em imagens de filmes significativos da história do Cinema, Como Run de Akira Kurosawa, O Feiticeiro de OZ de Victor Flaming e Os Sapatos Vermelhos de Michael Powel e planos intercalares de “Sinal de Vídeo”.
Primórdios 6’
Este projecto resulta de workshop realizado nos Encontros Acarte, dedicado ao Vídeo Dança, com orientação de Diedrid Towers e Jasson Kliot. A Ideia subjacente ao projecto era a partir de uma dupla, performer/camara, desenvolver um trabalho de criação espontânea partindo do improviso e que se estabelecesse uma relação entre a camara e o corpo a realizadora e o Performer.
O local para os projectos seria o Espaço da Gulbenkian onde desenvolvia o Workshop, com os meios à disposição pelo Acarte.
Nota: A edição foi assumida pela realizadora, e o vídeo foi realizado sem mesa de edição, recorrendo apenas ao comando “scrolling shutter speed” Vídeo VHS.
Espaço Santa Catarina - Largo Dr. António de Sousa Macedo 7, 1200-123 Lisboa
Fotógrafa, Museóloga, Curadora. Doutoranda em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra e investigadora em Arqueologia dos Media.
Curadora na BAG - Galeria Municipal de Arte Contemporânea desde 2018, co-fundadora do m|i|mo_Museu da Imagem em Movimento e do Circularte, Associação de jovens fotógrafos.
Na Escola Superior Artística do Porto inicia a sua prática artística enquanto Vídeo Creadora onde realiza três documentos Videográficos. Tem participado em diversas exposições de fotografia em Portugal e no estrangeiro. Desenvolve projectos curatoriais na área da fotografia, instalação e media artísticos desde 1995.