640/20 Eliana Costa | PT
22 Novembro a 9 Dezembro
Espaço Santa Catarina
2ª a 6ª feira | 14h às 20h
* INAUGURAÇÃO a 22 Nov . 6ª feira | 18h30
640/20 é um reflexo íntimo e doloroso da minha vida. Desde pequena, sempre tive uma relação áspera e conflituosa com a minha mãe, caracterizada por desprezo, agressividade, falta de carinho e empatia. Só ao crescer e ao observar as relações das outras pessoas, é que percebi que aquilo que acontecia na minha casa não era normal.
O momento decisivo aconteceu quando um episódio específico levou-me a ligar para a polícia — algo impensável até então. Quando a GNR chegou a minha casa, fui rapidamente confrontada com a expressão "violência doméstica". Até àquele momento, eu jamais teria associado a minha realidade a esse termo. Foi então que percebi que o que eu vivi, o que sempre considerei parte da minha rotina, era, na verdade, uma forma de abuso.
Este projeto é fruto desse processo de autocompreensão e de enfrentamento da verdade. Nele relato as emoções e as marcas deixadas por uma infância de dor e silêncio. Mais do que um testemunho pessoal, é uma reflexão sobre as formas de violência que podem passar invisíveis e a importância de quebrar o ciclo do silêncio, reconhecendo o que, durante tanto tempo, vivi sem conhecer diferente.
Espaço Santa Catarina - Largo Dr. António de Sousa Macedo 7, 1200-123 Lisboa
Eliana Costa cresceu na margem sul de Portugal, rodeada por música e fotografia, influências que moldaram as suas paixões.
Aos 14 anos iniciou-se como modelo, desenvolvendo um fascínio por estar dos dois lados da câmara, mas foi atrás da lente que encontrou a sua maior expressão.
Em 2021 concluiu o curso de fotografia na EPI, destacando-se com "640/20", projeto documental que aborda a violência doméstica na infância. Atualmente, explora fotografia e vídeo no universo da música.