Impossible Shadows - Concurso de Fotografia
Inscreva-se no FilmFreeway
1. INTRODUÇÃO
A 16ª edição do InShadow – Lisbon Screendance Festival realizar-se-á entre 15 de novembro e 15 de dezembro de 2024, em Lisboa, Portugal. (Datas ainda sujeitas a alterações).
InShadow promove um encontro entre as linguagens do vídeo/cinema e da dança/performance, propondo uma reflexão para um pensamento cine-coreográfico e explorando relações com tendência experimental ou ligação com a tecnologia. Procura no mundo da imaginação o diálogo entre culturas. Propõe uma assimilação de experiências, métodos e saberes, potenciando as relações pensamento/ação e criatividade/inovação.
Num ano de novas metas e novas concretizações, o InShadow quer desafiar a criação de algo único. Impossible Shadows é o novo Concurso do Festival InShadow dedicado à Fotografia.
2. TEMA
A secção de fotografia tem como desafio captar a “Sombra Impossível''.
A concepção das fotografias deve desafiar novos pensamentos e métodos de trabalho, tendo por base de actuação o movimento do corpo e da sombra.
3. INSCRIÇÃO E SELECÇÃO
A secção de fotografia é dirigida a fotógrafos emergentes, independentemente da sua faixa etária, sendo que os participantes têm de ser os autores das fotografias e devem deter os direitos das mesmas.
A inscrição no Festival InShadow tem um custo de $7.50 e é realizada através da plataforma FilmFreeway até 30 de Junho 2024.
> Os materiais enviados passam a integrar o arquivo da Voarte e poderão ser usados no âmbito das divulgações e exibições do festival.
> Os resultados da selecção serão comunicados por e-mail e divulgados nos suportes de comunicação da Voarte e dos respectivos parceiros, até Outubro 2024.
> O número máximo de fotografias expostas por projecto são 6. As fotografias poderão ser submetidas com a formatação que o autor deseje, ficando sujeito à sugestão por parte do festival de diferentes dimensões, consoante a possibilidade do espaço onde o trabalho poderá vir a ser exposto.
4. PRÉMIO
Serão seleccionadas propostas, que, no entender do júri, explorem da forma mais original a relação entre um corpo e a sua sombra, a dança da sombra, representando o que normalmente não é visível.
Os projectos seleccionados terão a oportunidade de estarem expostos numa das galerias parceiras do InShadow. Não estando previsto um valor monetário para o autor dos trabalhos submetidos.
Cada exposição de fotografia será realizada na galeria que melhor se adequar à proposta. A impressão das imagens ficará ao encargo do festival, tendo como dimensões máximas de impressão 40x60cm, e 4 a 6 imagens. As imagens serão preferencialmente coladas em k-line mate, e segundo as possibilidades que os parceiros do festival disponibilizarem.
5. DIREITOS DE AUTOR
> A apresentação das fotografias exige a autorização de cedência dos direitos de autor. A autorização considera-se concedida pela assinatura e preenchimento da ficha de inscrição da proposta candidata.
> A entidade organizadora não se responsabiliza pela conformidade dos direitos de autor referentes à reprodução das fotografias das obras inscritas cuja autoria não tenha sido explicitada pelo candidato, e acordada por ambas as partes.
> Poderão ser usadas algumas imagens para fins promocionais, e sem o pagamento de direitos, para utilização em conferências de imprensa, publicações impressas e/ou informaticamente divulgadas pelo festival.
6. ACEITAÇÃO E CASOS OMISSOS
> A participação no Festival InShadow pressupõe o conhecimento e a aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento.
> A direcção do Festival InShadow decidirá sobre todas as matérias omissas no presente regulamento.
> Reserva-se à organização do Festival a alteração do presente regulamento sem necessidade de aviso prévio.